5.8.11

Efeito de retícula no Corel Draw

Hoje vamos ensinar como criar um efeito de retícula no Corel Draw (versão X3 pra cima). As retículas são muito utilizadas em histórias em quadrinhos e na pop art e por isso são a cara do NCP!


O efeito ficará assim:


Antes                                                                    Depois




1º: Importe a imagem que você quer utilizar para o Corel Draw (File>Import... ou simplesmente Ctrl+I). Eu escolhi a foto desse cachorrinho simpático:


Imagem 1


2º: Para aplicar o efeito, a imagem precisa ser transformada em Bitmap e para deixa-lo mais perceptível (e também porque eu acho mais legal assim) vamos mudar nossa imagem para preto e branco. Selecione a imagem, clique em Bitmaps> Convert to Bitmap e uma janelinha assim aparecerá:


Imagem 2

Para a imagem ficar preta e branca selecione Grayscale (8-bit), mas se você insiste na imagem colorida (xP) não precisa selecionar nada. Feito isso sua imagem deve estar preto e branca:


Imagem 3

3º: Se sua imagem também ficou meio escura você pode ir em Effects>Adjust> Brightness/Contrast/Intensity e ajustar o brilho, o contraste e a intensidade da imagem. A minha ficou assim:


Imagem 4

4º: Depois disso é só ir em Bitmaps> Color Transform...> Halftone e na janela que aparece ajustar o raio das bolinhas (Max dot ratius) de acordo com sua preferência. Raio maior implica em bolinhas mais distantes e imagem mais difusa, raio menor em bolinhas mais próximas e imagem mais nítida. Eu coloquei raio 3 e a imagem ficou assim:


Imagem 5

Com um zoom é mais fácil perceber o efeito de retícula:


Imagem 6

Então, o que acharam?


Lara Bastos

6 comentários:

  1. Hm. Esse efeito é muito legal! Dá pra fazer ele também no Photoshop.
    Efeito bom é assim: acessível em todos os programas! :P

    GO NCP! :D

    ResponderExcluir
  2. Adorei, sempre quis fazer isso e não sabia que no Corel poderia... Genial!

    ResponderExcluir
  3. Segundo a própria Lara B. é dessa forma que utilizam nos outdoors da vida. Logo, foi bem útil a postagem... O pessoal procura imprimir assim pela lógica de que todos verão de longe e portanto gastarão menos tinta e no final sairá a mesma imagem aos olhos humanos.

    ResponderExcluir
  4. Me ajudou muito!!! Consegui fazer o que eu queria! Obrigada.

    ResponderExcluir
  5. muito obrigado me ajudou a fazer um arte que estava precisando.

    ResponderExcluir
  6. Valew, tiro uma duvida minha quanto a qual dos dois era o tamanho e qual dos dois a distancia

    ResponderExcluir

Curtiu nossa postagem? Sim?! Não?! Talvez?! Hãn?! A gente deixa você falar, basta comentar no espaço abaixo ;)

 

Layout desenvolvido pelo Núcleo de Criação em Publicidade da Produtora Júnior - UFBA