1.8.11

Criatividade: cadê?

Talvez, para você, seja muito difícil "estruturar" sua criatividade. Em outras palavras, talvez seja complicado organizar a criatividade de modo que ela seja sempre efetiva em suas ideias. Para alguns, a criatividade funciona de forma desordenada, as ideias vêm de forma solta e espontânea e, quando menos se espera, lá está a ideia criativa. No entanto, para outros há uma dificuldade de se chegar até a fonte da criatividade.
Hoje o NCP vai mostrar três passos ensinando a melhor forma de trazer a criatividade até você.

O processo criativo fundamenta-se em três princípios: ATENÇÃO, FUGA e MOVIMENTO.


ATENÇÃO: O primeiro princípio indica para concentrarmos no problema. É necessário que exista um reconhecimento de onde vem aquele problema e do que consiste aquela situação. É necessário pensar nos porquês daqueles problemas existirem.

FUGA: O segundo princípio nos indica a fugir do convencional, do clichê. Por exemplo, se eu pretendo criar uma peça gráfica sobre amor eu, criativo que sou, vou tentar fugir ao máximo da ideia de corações vermelhos. Talvez se fizéssemos um cartaz baseado em declarações românticas seria uma boa solução para a "fuga" do convencional. Seria um cartaz interessante.

E, por último, é necessário que se foque no MOVIMENTO. É nesta etapa que você vai dar liberdade à sua imaginação. Não se prenda a pensamentos monótonos, iguais. No mundo dos pensamentos, tudo é possível! Canivetes podem cair do céu, objetos podem falar, casas podem não ser necessariamente casas, lugar de habitação. Tudo depende do conceito que você quer dar à sua peça gráfica.


Segue uma tabelinha explicando como lidar com estes três passos do Processo Criativo:


Processo criativo

E aí?! Vamos fazer diferente? Da próxima vez que pensar em construir uma peça gráfica, use a tríade “ATENÇÃO, FUGA e MOVIMENTO” e coloque a criatividade para trabalhar.

4 comentários:

  1. Meu Deus! Quando eu crescer quero ter um blog assim...Gente, tá lindo demais! Já vô fazer um igual pro Nass - hahaha. Todos de parabéns.

    ResponderExcluir
  2. Ai que orgulho de ser NCP! :))))

    ResponderExcluir
  3. Adorei a postagem! Tá tudo lindo aqui, gent. Orgulhão do meu núcleo amado! (L)

    ResponderExcluir
  4. Excelente postagem! Gostei muito da iniciativa de vocês, vou acompanhar sempre! Quero vê o NCP colocando toda essa criatividade a tona =)

    ResponderExcluir

Curtiu nossa postagem? Sim?! Não?! Talvez?! Hãn?! A gente deixa você falar, basta comentar no espaço abaixo ;)

 

Layout desenvolvido pelo Núcleo de Criação em Publicidade da Produtora Júnior - UFBA