29.8.11

Era Vitoriana - História do Design


O design é uma atividade tão antiga que nem mesmo seus historiadores convergem em uma única opinião sobre a sua origem, desenvolvimento ou sequer difusão no que diz respeito ao reconhecimento de técnicas e elementos do design. 

Desde sempre existe a necessidade de expressar e representar visualmente conceitos e idéias. Pensando assim, tocar no assunto pode remeter muitos ao Egito Antigo e suas pirâmides, cores e formas geométricas como lembrança mais remota, sem que esse tenha sido realmente o início do design. 

No entanto, se existiu de fato um primeiro movimento cultural que reunisse elementos o suficiente para configurar o estilo e design de uma época, isso se deve a uma mulher chamada Alexandrina Vitória, a Rainha Vitória do Reino Unido (1935 – 1907). O período do seu reinado ficou conhecido como Era Vitoriana, e durante ele observou-se o desenvolvimento das artes, ciências, arquitetura e tecnologia, que atingiu diversas áreas do conhecimento em territórios além da fronteira britânica e se manteve como principal influência artística por mais de 100 anos. 

 
Alexandrina Vitória - Rainha do Reino Unido
O design vitoriano não é racional. Abusa de detalhes e prima pelo excesso, tanto nas cores – que costumam ser opacas, porém quentes –, quanto nos desenhos gráficos de curvas, acessórios e enfeites. Imagens de mulheres, homens, crianças e animais possuem traços realistas e bem definidos, com forte influência asiática, mas não são influenciadas pelo impressionismo. No período vitoriano, uma sala abarrotada de móveis e decorações era sinônimo de poder, status, riqueza e bom gosto, mas até hoje papéis de parede com temas vitorianos e móveis de madeira que remetam à época dialogam com outros elementos, emprestando aos ambientes contemporâneos o charme clássico, o glamour característicos da Era Vitoriana.


Stéfane Souto

2 comentários:

Curtiu nossa postagem? Sim?! Não?! Talvez?! Hãn?! A gente deixa você falar, basta comentar no espaço abaixo ;)

 

Layout desenvolvido pelo Núcleo de Criação em Publicidade da Produtora Júnior - UFBA